Estudo do impacto económico do IPLeiria no ano 2012

No âmbito do estudo “Caracterização socioeconómica e análise do impacto económico do Instituto Politécnico de Leiria – ano 2012”,  realizado pelo Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos no sequência de um projeto que envolve vários politécnicos: Bragança, Viana do Castelo, Viseu, Castelo Branco, Setúbal, Portalegre e Leiria, coordenado por Pedro Oliveira, investigador da Universidade do Porto, e Jorge Cunha, investigador da Universidade do Minho. Os estudos avaliam regionalmente o impacto de cada instituto politécnico, seguindo um critério comum para que possam ser extrapolados para o panorama nacional.

O estudo avalia o impacto do Ensino Superior Politécnico nas regiões onde os Institutos Politécnicos se inserem e conclui que o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) tem um impacto de 171,7 milhões de euros na região (cidades de Leiria, Caldas da Rainha e Peniche), sendo que por cada euro de financiamento do Estado ao IPLeiria, o Instituto gera 8,07 euros de actividade económica. O estudo reporta-se ao ano de 2012, mas permite ter uma ideia da mais-valia do IPLeiria nas três cidades onde tem escolas: Leiria, Caldas da Rainha e Peniche.

O estudo pode ser lido aqui.