Membro efetivo

Doutor Nuno André Oliveira Mangas Pereira

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Coimbra em 1991, é Mestre em Sistemas e Automação, área da Automação Industrial, também pela Universidade de Coimbra em 1996. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad de Extremadura, com a tese “Cursos de Especialização Tecnológica em Portugal. Um Novo Modelo de Formação Pós-Secundária Não Superior para a Qualificação da População Portuguesa” em 2009.

Desde 1996 é Professor Adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, onde foi Presidente do Conselho diretivo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL.

De 2004 a 2009 Foi Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Leiria com competências delegadas no âmbito das actividades relacionadas com os Cursos de Especialização Tecnológica, ensino a distância, formação pós-graduada, criação de unidades de I&D, transferência e valorização do conhecimento, empreendedorismo, inserção na vida activa e projectos no âmbito da sociedade de informação.

Desde Outubro de 2009 é presidente do Instituto Politécnico de Leiria.

Publicações:

Mangas Pereira, N., Heong Iok, L. “O Ensino Superior no Espaço da CPLP e RAEM”. XXI Encontro da AULP – Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Bragança, 8 de Junho de 2011.

+ info

“A importância do conhecimento para a competitividade – O caso de Leiria”. Conferência “O conhecimento como factor de competitividade”, Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique, Maputo, 30 de Abril de 2010

Almeida, L., Mangas Pereira, N. (2010). A globalização e as regiões de educação superior. O Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) e as suas implicações para a construção do Espaço Lusófono de Ensino Superior (ELES). A China, Macau e os Países de Língua Portuguesa – XX Encontro da AULP – Associação das Universidades de Língua Portuguesa. Macau: AULP.

Alves, L., Silva, P., Pereira Mangas, N. (2010). Fostering entrepreneurship and technology transfer in the Portuguese Higher education context, Proceedings of International Conference for Entrepreneurship, Innovation and Regional Development. Novi Sad – Servia.

Alves, L., Silva, P., Pereira Mangas, N. (2010). Entrepreneurship Education: Challenges and Developments – Case Study. Proceedings of 3rd International FINPIN 2010. Joensuu-Finlândia: Lahti University of Applied Sciences.

Mangas Pereira, N., Almeida, L., & Marques, J. (2010). “Internacionalização e transnacionalização da educação superior. A cooperação entre o Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), o Instituto Politécnico de Macau (República Popular da China) e a Universidade Jean Piaget (Cabo Verde)”. Universidad 2010 – 7º Congreso Internacional de Educación Superior, Havana – Cuba, 12 de Fevereiro de 2010.

Marques, J., Mangas Pereira, N., & Almeida, L. (2010). “O Espaço Europeu de Ensino Superior e a garantia da qualidade nas instituições de ensino superior. Reforma do modelo de avaliação português”. Universidad 2010 – 7º Congreso Internacional de Educación Superior, Havana – Cuba, 10 de Fevereiro de 2010.

L., Mangas Pereira, N. & Marques, J. (2010). “Novos modelos de organização, governo e gestão das instituições de ensino superior portuguesas. A reforma de 2007”. Universidad 2010 – 7º Congreso Internacional de Educación Superior, Havana – Cuba, 9 de Fevereiro de 2010.

Mangas Pereira, N., Costa, P., Marques, J., Almeida, L. (2008). Da Re-organização à secretaria virtual do Instituto Politécnico de Leiria. Actas do XIII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública. Buenos Aires: CLAD.

Silva, P., Ferreira, F., Alves, L. & Mangas Pereira, N. (2008). The Entrepreneurship on the Portuguese Higher Education Subsystem – Polytechnic Institute of Leiria. Proceedings of 2nd International FINPIN 2008 Conference. Hämeenlinna – Finlândia: Lahti University of Applied Sciences.

Alves, L., Silva, P., Ferreira, F. & Mangas Pereira, N. (2008). The University-Industry collaboration in the Portuguese Higher Education Subsystem – Polytechnic Institutes. Proceedings of 2nd International FINPIN 2008 Conference. Hämeenlinna – Finlândia: Lahti University of Applied Sciences.

“Cursos de Especialização Tecnológica no Instituto Politécnico de Leiria”. 12.ª Reunião da Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional Ciência e Inovação 2010, Lisboa, 10 de Julho de 2007.

“O Processo de Bolonha”. Palestra proferida no Colégio de S. Miguel, Fátima, 21 de Março de 2007.

“Educação e Formação Profissional – Perspectivas de Desenvolvimento do Interior”. Conferência Interioridade e Desertificação – Região do Pinhal Interior, Figueiró dos Vinhos, 23 de Abril de 2004.

“Gestão dos Estabelecimentos de Ensino: Profissionalização, sim ou não?”. 2.º Encontro de Professores dos Ensinos Secundário e Superior, Fátima, 29 de Novembro de 2002.