Conferência “Express your voice – Challenges and benefits of future EU enlargments”

Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE) em colaboração com o  Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade (CIGS), ambos do Instituto Politécnico de Leiria, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral (CIMPL), a NERLEI (Associação empresarial da região de Leiria) e a Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) organizou a 26 de Novembro a conferência Express your voice – Challenges and benefits of future EU enlargments integrada no âmbito do projeto: “Education and awareness-raising – the key to understand EU enlargement process” coordenada pela University of Economy in Bydgoszcz (Polónia).

 

O grupo de investigação deste projeto realizou outras 15 conferências similares por diferentes estados-membros da UE para debater os desafios do alargamento da União Europeia.

Na conferência em Portugal, convidámos para este debate vários especialistas, o Prof. Pedro Lourtie (Professor do Instituto Superior Técnico e ex-Secretário de Estado do Ensino Superior), o Prof. Luís Campos e Cunha (Professor da Universidade Nova de Lisboa e ex-Ministro de Estado e das Finanças), o Dr. Carlos Costa Neves  (Deputado à Assembleia da República e Ex-deputado ao Parlamento Europeu), a Dr.ª Meliha  Gülce  Kumrulu  (representante Embaixada da Turquia) e o Dr. Luiz Sá Pessoa  (Representante da União Europeia em Portugal).

Em breve será lançado um livro com todas as opiniões expressadas no encontro nestes diversos países.