Membro efetivo

Doutor José Manuel Silva

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Boston (EUA) e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade da Extremadura (Espanha) e pós-graduado em gestão estratégica de universidades pela Universidade Politécnica da Catalunha.

Professor Coordenador da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

Atualmente desempenha as funções de vice-Presidente do Instituto Politécnico de Leiria e é diretor do INDEA (Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados) do IPL.

Publicações:

Silva, J., Nicolau, A., Paraíso, I. e Jerónimo, M. (2012) La Organización y Atención a la Diversidad en Centros de Educación Secundaria de Portugal. In Gairín J. (Coord.). La Organización y Atención a la Diversidad en Centros de Educación Secundaria de Iberoamerica: Reflexiones y Experiencias (167-177). Santiago de Chile: Red AGE.

ver

SILVA, José Manuel ; DOMÍNGUEZ RODRÍGUEZ, Emilia – Líderes en escuelas portuguesas. In: Educar. Vol. 48/1 (2012), pp. 23-41

ver

Azevedo, R. (Coord.), Fernandes, E., Lourenço, H., Barbosa, J., Silva, J. M., Costa, L., Nunes, P. S.(2011). Projetos educativos: Elaboração, monitorização e avaliação. Guião de apoio. Lisboa: Agência Nacional para a Qualificação.

ver

Silva, J.M. (2010c). Direcção, liderança e autonomia das escolas.

ver

Silva, J.M. (2010a). The Polytechnic Institute of Leiria – A Prestigious Institution in a Successful Region.

Silva, J.M. e Domínguez Rodríguez. E. (2010b).

ver

José Manuel Silva, Líderes e lideranças em escolas portuguesas: protagonistas, práticas e impactos. Vila Nova de Gaia, Fundação Manuel Leão. 2010

Lideres e lideranças em escolas portuguesa. Trajectos individuais e impactos organizacionais. (Tese de doutoramento, Universidade da Extremadura, 2009)

Barreto, A. e Silva, J. M. (2007d) O contributo do Instituto Politécnico de Leiria para o reforço da rede de formação pós-graduada no Espaço Lusófono. Comunicação apresentada ao XVII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Silva, J. M.(2007c). Da centralização à territorialização na administração e gestão escolares. Comunicação apresentada na acção de formação Novos Horizontes Educativos, Casa Da Cultura da Sertã.

Silva, J. M.(2007b). Gestão e liderança nas escolas públicas portuguesas. Da revolução à globalização. Comunicação ao IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional, Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Silva. J. M. (2007). Da centralização à municipalização. Novos desafios para a gestão do sistema educativo. Actas do IX Congresso da SPCE, pp. 190-202. 2007.

Gestão e liderança nas escolas portuguesas. A emergência de novos líderes entre a conformidade e a inovação. (Monografia para obtenção do Diploma de Estudos Avançados, Universidade da Extremadura, 2007)

Silva, J. M. (1995f). Ensino Profissional e Desenvolvimento Regional. Comunicação apresentada na conferência Competir para Existir. Organização ISLA/Leiria, Leiria.

Silva, J. M. (1995e). Ensino Profissional e Desenvolvimento Económico. Comunicação apresentada no I Encontro Nacional de Escolas Profissionais com cursos de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente, Caldas da Rainha.

Silva, J. M. (1995c). Ensino profissional e desenvolvimento económico. Comunicação apresentada no 2º Congresso do Distrito de Leiria e Alta Estremadura, Leiria.

Silva, J. M. (1995b). Contributos para a definição de uma política de expansão do ensino superior no Distrito de Leiria. Comunicação apresentada no 2º Congresso do Distrito de Leiria e Alta Estremadura, Leiria.

Silva, J. M. (1995a). Universidade pública em Leiria. Que futuro? Comunicação apresentada num debate público promovido pelo Forum Juventude, Leiria

Silva, J. M. (1995). Inquérito à Inserção na vida activa dos novos Diplomados. Escola Profissional de Leiria. Anos de 1993, 1994, 1995, (Policopiado).

Silva, J. M. (1995). Competências autárquicas em matéria de educação e ensino. Ciências da Educação: Investigação e Acção, II volume, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, pp. 40-55, 1995.

Ensino superior e desenvolvimento regional. A questão da Universidade Pública de Leiria e outros textos. Leiria, Livraria Arquivo, 1995.

Silva, J. M. (1994a). Oito Razões para Uma Universidade. Comunicação apresentada na II Jornadas de Leiria e Alta Estremadura. Organização da Associação para o Desenvolvimento de Leiria e Alta Estremadura(ADLEI), Leiria.

Silva, J. M. (1991c). A Formação de Professores e a Evolução dos Sistemas de Educação e Ensino. Comunicação apresentada nas 1ªs Jornadas Pedagógicas da Associaçäo de Profissionais de Educaçäo Física do Distrito de Leiria, Leiria.

Silva, J. M. (1991b). Ensino Superior e Desenvolvimento Regional. Comunicação apresentada no 1º Congresso para o Desenvolvimento de Leiria e Alta Estremadura. Organização da Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI), Leiria.

Silva, J. M. (1991a). Escola, Sociedade e Família. Comunicação apresentada na Escola Secundária da Batalha.

Silva, J. M. (1989b). Perspectivas Profissinais dos Educadores e Professores do Ensino não Superior. Comunicação apresentada no forum Impasses e novos desafios na Formaçäo de Professores. Organização da FENPROF, Porto.

Silva, J. M. (1989a). Formar Professores, Formar Formadores. Comunicação apresentada no.1º Encontro Nacional de Formaçäo de Formadores. Organização do GETAP e I.E.F.P, Lisboa.

Silva, J. M.(1985). Comparação de Resultados de Aprendizagem Obtidos no 7º Ano de Escolaridade Entre Alunos Oriundos do Ciclo Preparatório TV e do Ciclo Preparatório Directo. (Policopiado)

A national survey on portuguese elementary social studies curriculum. (Tese de mestrado, Universidade de Boston , 1985)