A Contribuição das Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Regional

O Instituto Politécnico de Leiria, representado por uma equipa de investigadores do CIPSE em parceria com oito instituições de ensino superior portuguesas – Institutos Politécnicos de Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Viana do castelo e Viseu, Universidade do Minho e Universidade do Porto.

As atuais dificuldades económicas e limitações orçamentais, impõem às IES a demonstração do impacto das suas atividades sobre a comunidade, particularmente no contributo para o seu desenvolvimento económico. Nesse sentido, torna-se essencial determinar quais as actividades e respectivos benefícios que decorrem da existência de uma IES para a região onde está localizada.

Assim, o principal objetivo do projeto é desenvolver um modelo, adaptado à realidade portuguesa, que permita estimar o impacto económico das IES para as regiões onde se encontram inseridas, bem como a comparação entre estas instituições atendendo à sua realidade socioeconómica. Para esse efeito, serão estudados os Institutos Politécnicos que participam neste projecto de investigação, os quais se encontram em regiões com diferentes níveis de desenvolvimento sócio-económico.

Os objetivos específicos do projeto são:

1. Desenvolver um modelo de impacto económico, que permita a sua replicação e facilite a recolha da informação necessária;

2. Analisar a sua aplicação a diferentes instituições, para se obterem estimativas do impacto em diferentes IES e em diferentes regiões, testando a sua consistência e as limitações do modelo desenvolvido;

3. Analisar os resultados obtidos e determinar a influência das características regionais no impacto das IES;

4. Comparar, numa perspectiva multicritério, as diferentes instituições de acordo com os contextos regionais onde se inserem, designadamente em termos de localização geográfica e nível de desenvolvimento económico.

5. Desenvolver uma análise custo-benefício, por forma a incluir não só os benefícios e os custos privados mas, também, todos os benefícios e custos (monetários e não monetários) que emergem para a região.

Este projeto de investigação visa dar um contributo importante para o desenvolvimento de uma metodologia que permita uma avaliação integrada do impacto económico da IES. A importância de um estudo desta natureza é acrescida pelo facto de em Portugal existirem poucos estudos que quantifiquem o impacto económico das IES nas regiões onde estão inseridas.