Resumo: A acção do ensino superior, em particular do ensino superior politécnico, tem sido particularmente sentida em distritos onde a localização destes estabelecimentos têm vindo a desempenhar um papel de relevo na promoção de novos investimentos, na criação de infra-estruturas, na formação de recursos humanos e na construção de áreas alargadas de influência desenhadas a partir do recrutamento de alunos e da sua intervenção directa no exercício da actividade profissional, da transferência de tecnologia e prestação de serviços a empresas, e dos efeitos globais do desenvolvimento de acções de formação direccionadas para determinados públicos e para a comunidade.
Neste sentido, o presente projecto tem em atenção a natureza dos cursos ministrados e a sua relação com o tecido produtivo regional, as iniciativas tomadas pelo IPL direccionadas para a sociedade, e os efeitos desta missão nos processos de desenvolvimento regional.
Tendo presente a legislação que criou o ensino superior politécnico, é possível encontrar uma ligação regional muito forte deste subsistema de ensino com a região.
A consulta de vários documentos legais, relacionados com a evolução do ensino superior em Portugal realça as preocupações do legislador em vário momentos desta história recente, em ligação com as preocupações de base regional e local e com as preocupações de desenvolvimento nacional e comunitário. Daí que se tenha assistido no decurso deste último quarto de século a um alargamento da rede com a criação de diversos cursos e Escolas.
Estará, contudo, esta rede de formação devidamente articulada com as necessidades locais e regionais de formação? E estarão as instituições de ensino superior de natureza politécnica, a responder cabalmente a essas necessidades e expectativas?