A Contribuição das Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Regional

O Instituto Politécnico de Leiria, representado por uma equipa de investigadores do CIPSE em parceria com oito instituições de ensino superior portuguesas – Institutos Politécnicos de Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Viana do castelo e Viseu, Universidade do Minho e Universidade do Porto.

As atuais dificuldades económicas e limitações orçamentais, impõem às IES a demonstração do impacto das suas atividades sobre a comunidade, particularmente no contributo para o seu desenvolvimento económico. Nesse sentido, torna-se essencial determinar quais as actividades e respectivos benefícios que decorrem da existência de uma IES para a região onde está localizada.

Assim, o principal objetivo do projeto é desenvolver um modelo, adaptado à realidade portuguesa, que permita estimar o impacto económico das IES para as regiões onde se encontram inseridas, bem como a comparação entre estas instituições atendendo à sua realidade socioeconómica. Para esse efeito, serão estudados os Institutos Politécnicos que participam neste projecto de investigação, os quais se encontram em regiões com diferentes níveis de desenvolvimento sócio-económico.

Os objetivos específicos do projeto são:

1. Desenvolver um modelo de impacto económico, que permita a sua replicação e facilite a recolha da informação necessária;

2. Analisar a sua aplicação a diferentes instituições, para se obterem estimativas do impacto em diferentes IES e em diferentes regiões, testando a sua consistência e as limitações do modelo desenvolvido;

3. Analisar os resultados obtidos e determinar a influência das características regionais no impacto das IES;

4. Comparar, numa perspectiva multicritério, as diferentes instituições de acordo com os contextos regionais onde se inserem, designadamente em termos de localização geográfica e nível de desenvolvimento económico.

5. Desenvolver uma análise custo-benefício, por forma a incluir não só os benefícios e os custos privados mas, também, todos os benefícios e custos (monetários e não monetários) que emergem para a região.

Este projeto de investigação visa dar um contributo importante para o desenvolvimento de uma metodologia que permita uma avaliação integrada do impacto económico da IES. A importância de um estudo desta natureza é acrescida pelo facto de em Portugal existirem poucos estudos que quantifiquem o impacto económico das IES nas regiões onde estão inseridas.

ACCEDES: El acceso e el éxito académico de colectivos vulnerables en entornos de riesgo en Latinoamerica

O projeto “O acesso e sucesso escolar de grupos vulneráveis em ambientes perigosos na América Latina vem na sequência da participação do Instituto Politécnico de Leiria na Red AGE (Rede de Apoio à Gestão Educativa) nos países Latinoamericanos.

O objetivo geral deste projeto é melhorar os níveis de inclusão dos jovens nas instituições universitárias da América Latina. Este objetivo concretiza-se em três objetivos operacionais que estão profundamente relacionados.

  • Promover o acesso e permanência de grupos desfavorecidos em Instituições de Ensino Superior (IES);
  • Contribuir para o desenvolvimento organizacional das IES, implementando ações para melhorar o acesso, a qualidade académica e a saída.
  • Promover redes institucionais centradas na inclusão universitária.

 

Resumo do Projeto: ACCEDES 2012 Resumo

 

Ver mais

A Relação IPL-Comunidade

Resumo: A acção do ensino superior, em particular do ensino superior politécnico, tem sido particularmente sentida em distritos onde a localização destes estabelecimentos têm vindo a desempenhar um papel de relevo na promoção de novos investimentos, na criação de infra-estruturas, na formação de recursos humanos e na construção de áreas alargadas de influência desenhadas a partir do recrutamento de alunos e da sua intervenção directa no exercício da actividade profissional, da transferência de tecnologia e prestação de serviços a empresas, e dos efeitos globais do desenvolvimento de acções de formação direccionadas para determinados públicos e para a comunidade.

Neste sentido, o presente projecto tem em atenção a natureza dos cursos ministrados e a sua relação com o tecido produtivo regional, as iniciativas tomadas pelo IPL direccionadas para a sociedade, e os efeitos desta missão nos processos de desenvolvimento regional.

Tendo presente a legislação que criou o ensino superior politécnico, é possível encontrar uma ligação regional muito forte deste subsistema de ensino com a região.

A consulta de vários documentos legais, relacionados com a evolução do ensino superior em Portugal realça as preocupações do legislador em vário momentos desta história recente, em ligação com as preocupações de base regional e local e com as preocupações de desenvolvimento nacional e comunitário. Daí que se tenha assistido no decurso deste último quarto de século a um alargamento da rede com a criação de diversos cursos e Escolas.

Estará, contudo, esta rede de formação devidamente articulada com as necessidades locais e regionais de formação? E estarão as instituições de ensino superior de natureza politécnica, a responder cabalmente a essas necessidades e expectativas?